sábado, 31 de outubro de 2015

CONFRADES DA BRIOSA

É  fundada a CONFRARIA da BRIOSA sob o lema "À mesa com a Briosa", com objetivos de confraternização das gentes da Briosa, na contribuição para a valorização do mundo académico de Coimbra, das suas gentes, da sua Universidade e Academia, e em particular da nossa Associação Académica de Coimbra, das suas várias Secções. O aparecimento desta Confraria, num período difícil da vida atual, exige dos seus confrades, varias obrigações, respeito e envolvimento, dentro de regras simples que seguidamente se referem:

     a) - É determinante amar Coimbra, as suas gentes, o seu património, a sua Universidade e Academia, e a nossa A -CA - DÉ - MI - CA!.

     b) - São bem vindos todos os companheiros, que tendo sido ou não estudantes de Coimbra, sendo ou não sócios da Académica, satisfaçam o princípio anterior.

     c) - Os encontros dos Confrades, terão lugar pelo menos uma vez por mês na "À mesa com a Briosa", para análise, debate ou aprofundamento de temas que interessem a Coimbra e à Briosa . Serão desenvolvidas outras ações, em qualquer parte do país, onde existirem, gentes da Briosa, e  sempre que tal seja aconselhável e seja possível.

     d) - Haverá em princípio em cada jantar (ou almoço), um convidado, que se deve integrar nos valores e objetivos referidos em a). Poderão existir exceções. Falará dentro do quarto de hora académico superiormente estabelecido, seguindo-se uma troca de impressões, devidamente organizada e com um tempo estabelecido. O Coordenador ou Grão - Mestre da Confraria, nomeará um moderador e dirá das regras a observar. As intervenções deverão contribuir para o fortalecimento da família académica, do espírito de Coimbra, da valorização cultural e desportiva, e do encontro fraterno de gerações.

etc...etc..

    

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Basket - Grande equipa que foi Campeã Nacional

Equipa Senior de Basket da AAC no inicio dos anos 70.

De pé:Olga, Leonor, Milu, Teresa Lima e Rosa Castro
Em baixo:Ana Paula, Bie, Carmo, Camila e Teresa Santos


À Mesa com a Briosa...

É  fundada a CONFRARIA da BRIOSA sob o lema "À mesa com a Briosa", com objetivos de confraternização das gentes da Briosa, na contribuição para a valorização do mundo académico de Coimbra, das suas gentes, da sua Universidade e Academia, e em particular da nossa Associação Académica de Coimbra, das suas várias Secções. O aparecimento desta Confraria, num período difícil da vida atual, exige dos seus confrades, varias obrigações, respeito e envolvimento, dentro de regras simples que seguidamente se referem:

     a) - É determinante amar Coimbra, as suas gentes, o seu património, a sua Universidade e Academia, e a nossa A -CA - DÉ - MI - CA!.

     b) - São bem vindos todos os companheiros, que tendo sido ou não estudantes de Coimbra, sendo ou não sócios da Académica, satisfaçam o princípio anterior.

     c) - Os encontros dos Confrades, terão lugar pelo menos uma vez por mês na "À mesa com a Briosa", para análise, debate ou aprofundamento de temas que interessem a Coimbra e à Briosa . Serão desenvolvidas outras ações, em qualquer parte do país, onde existirem, gentes da Briosa, e  sempre que tal seja aconselhável e seja possível.

     d) - Haverá em princípio em cada jantar (ou almoço), um convidado, que se deve integrar nos valores e objetivos referidos em a). Poderão existir exceções. Falará dentro do quarto de hora académico superiormente estabelecido, seguindo-se uma troca de impressões, devidamente organizada e com um tempo estabelecido. O Coordenador ou Grão - Mestre da Confraria, nomeará um moderador e dirá das regras a observar. As intervenções deverão contribuir para o fortalecimento da família académica, do espírito de Coimbra, da valorização cultural e desportiva, e do encontro fraterno de gerações.

     e) - A Confraria funcionará dentro do regímen estabelecido para o funcionamento das mesmas, terá sede em local a designar e poderá reunir em qualquer ponto do país. De imediato funciona com uma Comissão Instaladora de (?) elementos, para além de um Coordenador, que deverão preparar os procedimentos organizacionais futuros. Será obrigatório em todos os encontros da Confraria que os Confrades enverguem os trajes que vierem a ser aprovados, sendo que nesta fase, terão que obedecer ao uso de forma bem visível, de um Babete da Confraria, ou mesmo antes envergando uma camisola da Briosa,

     f) - De cada encontro "À mesa com a Briosa", haverá um repasto com um preço compatível com o momento difícil que se atravessa. será recolhido de cada presente 1 euro, para uma Filantrópica a constituir, e que pagará o repasto dos que estão em situação difícil  (e o declarem ao Coordenador os Grão-Mestre). Servirá também para pagar o jantar do convidado. Em cada jantar será leiloado algo que alguém seja oferecido, e o seu valor será entregue à Filantrópica.

     e) - Der-se-ão desenvolver contatos com a Universidade, Associação Académica de Coimbra, AAC -OAF, Associações de Antigos Estudantes de Coimbra, Casas da Académica, Casas Regionais e outras entidades, com vista à organização de eventos em conjunto, desde que obedeçam aos princípios orientadores referidos em a).

     f) Todas as omissões, dificuldades e propostas de melhoramento e de funcionamento, deverão ser entregues neste fase ao Coordenador que para o efeito, proporá um primeiro Regulamento de funcionamento, a aprovar pelos Confrades Fundadores. Designará o local provisório da Sede e a data limite para inscrição de Confrades Fundadores, que deverão ser devidamente entronizados, dentro das limitações já referidas anteriormente. Cada Confrade pagará de entrada uma jóia de 20 euros e uma quota mensal de 2 euros, que deverá ser entregue de imediato á Sociedade Filantrópica., devendo o Confrade responsável pela Filantrópica, estar atento aos que poderão apresentar dificuldades financeiras e que necessitam do acionar do Fundo.

     g) - A entrada de um novo Confrade será no futuro proposta por 2 Confrades e pela maioria dos votos dos Confrades que se reúnem mensalmente na "À mesa com a Briosa"

Documento para começarem a emendar e a melhorar.

Proximamente, deveremos ter um almoço de trabalho. Barato e razoável. pode ser no PN, lá em baixo no Pátio dos Corvos (se não chover).

Com a devida descrição, e para além dos 6  fundadores de que falámos,existem mais 8 a lembrar  (Tito Costa Santos e amigo, Carlos Costa, Zé Veloso, o nosso Dr. Farmaceutico e cunhado, Camacho Vieira, Cerdeira, e que estou convencido que entram  mais ...