segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Associação Academica de Coimbra : 128 Anos de História

A 3 de Novembro de 1887 eram elaborados os estatutos da Associação  Académica de Coimbra, tornando-se o estudante de Direito António Luís  Gomes (futuro Reitor da Universidade de Coimbra) o seu primeiro presidente.
Desde 3 de Novembro de 1887 a  AAC foi sempre interventiva no quotidiano de Coimbra e até do país.  Quando foi preciso "bater o pé" Coimbra esteve presente: em 1907 com Carlos Olavo, Bissaya Barreto, Pinto Quartin e outros.
Em  1920, o primeiro piso do colégio de S. Paulo na velha Rua Larga não era  cedido aos estudantes como prometido, estes tomaram-no de assalto numa  verdadeira "Tomada da Bastilha" em 1920.
Em 1945, Salgado Zenha assumiu  posição e não foi "Maria vai com as outras" ao recusar ir a Lisboa  agradecer ao Professor Oliveira Salazar o facto e Portugal não ter  participado na guerra.

No final de 1956 o Ministério da Educação tento  decreto 40900 para retirar a autonomia às Associações de Estudantes, Coimbra manifesta-se e o decreto é "congelado".
Em 1962, ainda nos  "grilos", os estudantes barricam-se na Associação Académica de Coimbra e  fazem uma crise académica (que já vinha do 40900, 1962 foi só uma  consequência do avolumar da contestação). Em 1969, chegam a Coimbra os  ventos do Maio de 68 e Coimbra será o foco da maior contestação estudantil.
Nas décadas de 1990 e seguintes é a luta contra as propinas  (eu próprio, chegado a Coimbra em 1997, andei a gritar "não pagamos!"),  até aos dias de hoje.
 mais coisas.
Uma  coisa posso eu dizer, a Académica sente-se e vive-se e só quem passa  pela Académica sabe o que é ser da Académica!
 Parabéns AAC, que venham  mais 128 anos!éférreá!
Uma saudação especial aos meus amigos que foram  ou ainda são Presidentes da
DG/AAC aqui no facebook:
Jorge Ponce de  Leão, Maló de Abreu, Luís Pais de Sousa, Ricardo Roque, Ana Paula  Barros, Benjamim Lousada, José Viegas, Emídio Guerreiro, Fernando  Guerra, Victor Hugo Salgado, Fernando Gonçalves, André Oliveira, Jorge Serrote, Miguel Portugal, Eduardo Melo, Ricardo Morgado, Bruno Matias.

De: Rui Lopes

Mais uma Sessão de Trabalho no Restaurante Palmeira

Almoço hoje na Esplanada do Restaurante A Palmeira  no adro dos Olivais Velho para tratar de mais uns pormenores sobre a Confraria Academica. 
Hoje a ementa foi de Coelho Frito e Bifinhos na Brasa.
Deu para animar... e preparar o 1ºGrande Evento.
 Marques Inacio e Joaquim Couto o Confrade-Mor
 Alvaro Santos a olhar para o boneco ou para a boneca
Os 3 em ambiente de trabalho

domingo, 8 de novembro de 2015

Faz hoje 3 Anos - Academica vence o Atletico de Madrid

Isto é a AAC:
Faz hoje 3 anos!
Associação Académica de Coimbra / OAF com Juan Carlos Ríos
A 8 de Novembro de 2012, a Académica venceu o Atl. Madrid por 2-0 em jogo que contou para a Liga Europa. Faz hoje 3 anos que a equipa que está na fotografia quebrou o recorde europeu dos madrilenos numa partida gravada em páginas de ouro na História da Briosa.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Confrades no Estoril, assistindo ao Estoril-Academica 1-1

Com alguma fé lá fomos ate ao Coimbra da Mota na Amoreira assistir ao Estoril-Academica.
Jogo cauteloso de parte a parte....o que não podia dar mais do que um empate. 
Pouca assistência, pois o jogo foi transmitido pela TV e era numa sexta feira à noite. 
Alguma desilusão com alguns atletas da Academica.
Confraternização com antigo internacional e jogador da Academica - Dimas -  que esteve connosco à conversa.
À mesa tambem estivemos e ao balcão tambem. No inicio, no intervalo e mesmo no fim do jogo, fomos servidos no bar dos Camarotes do Estadio...e por fim acabamos nos Sete Mares  em Sete Rios.

  Joaquim Couto,João Castilho e Alvaro Santos

Do outro lado da bancada  lá estavam outros confradistas
Carlos Carranca,Carlos Costa, J.Costa e Pedro Sá Frias.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

E os Confrades foram trabalhar à Hora do Almoço no Antonio do Peixe na BOBADELA

E hoje foi aqui no Restaurante " o Antonio" ... que fomos ao peixe.


 À entrada no António com os seus momentos de espera. Não se fez marcação e sujeitámo-nos a esperar o tempo necessário para comer uns salmonetes grelhados.
 Marques Inacio e Joaquim Couto
 Foi apresentado pelo Jose Fernandes o Logo  que vai "arrancar " já com os Confrades da Briosa.
Alvaro Santos e Jose Fernandes

E cá estão os 4 da vida airada..... As coisas estão  a andar e os Confrades cheios de entusiasmo.

E cá temos os Confrades


domingo, 1 de novembro de 2015

Basket Feminino no inicio anos 60.

Já nessa altura a Academica era Campeã Nacional.
A fotografia é por volta de 1960, o treinador é o Mega e reconheço a Adelaide Novais, Guiomar, Lurdes Matos, ... Bié, Isabel Cabral, Luisa Novais...o miudo é o Gregório Freixo.

De...Pinto Coelho

sábado, 31 de outubro de 2015

CONFRADES DA BRIOSA

É  fundada a CONFRARIA da BRIOSA sob o lema "À mesa com a Briosa", com objetivos de confraternização das gentes da Briosa, na contribuição para a valorização do mundo académico de Coimbra, das suas gentes, da sua Universidade e Academia, e em particular da nossa Associação Académica de Coimbra, das suas várias Secções. O aparecimento desta Confraria, num período difícil da vida atual, exige dos seus confrades, varias obrigações, respeito e envolvimento, dentro de regras simples que seguidamente se referem:

     a) - É determinante amar Coimbra, as suas gentes, o seu património, a sua Universidade e Academia, e a nossa A -CA - DÉ - MI - CA!.

     b) - São bem vindos todos os companheiros, que tendo sido ou não estudantes de Coimbra, sendo ou não sócios da Académica, satisfaçam o princípio anterior.

     c) - Os encontros dos Confrades, terão lugar pelo menos uma vez por mês na "À mesa com a Briosa", para análise, debate ou aprofundamento de temas que interessem a Coimbra e à Briosa . Serão desenvolvidas outras ações, em qualquer parte do país, onde existirem, gentes da Briosa, e  sempre que tal seja aconselhável e seja possível.

     d) - Haverá em princípio em cada jantar (ou almoço), um convidado, que se deve integrar nos valores e objetivos referidos em a). Poderão existir exceções. Falará dentro do quarto de hora académico superiormente estabelecido, seguindo-se uma troca de impressões, devidamente organizada e com um tempo estabelecido. O Coordenador ou Grão - Mestre da Confraria, nomeará um moderador e dirá das regras a observar. As intervenções deverão contribuir para o fortalecimento da família académica, do espírito de Coimbra, da valorização cultural e desportiva, e do encontro fraterno de gerações.

etc...etc..

    

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Basket - Grande equipa que foi Campeã Nacional

Equipa Senior de Basket da AAC no inicio dos anos 70.

De pé:Olga, Leonor, Milu, Teresa Lima e Rosa Castro
Em baixo:Ana Paula, Bie, Carmo, Camila e Teresa Santos


À Mesa com a Briosa...

É  fundada a CONFRARIA da BRIOSA sob o lema "À mesa com a Briosa", com objetivos de confraternização das gentes da Briosa, na contribuição para a valorização do mundo académico de Coimbra, das suas gentes, da sua Universidade e Academia, e em particular da nossa Associação Académica de Coimbra, das suas várias Secções. O aparecimento desta Confraria, num período difícil da vida atual, exige dos seus confrades, varias obrigações, respeito e envolvimento, dentro de regras simples que seguidamente se referem:

     a) - É determinante amar Coimbra, as suas gentes, o seu património, a sua Universidade e Academia, e a nossa A -CA - DÉ - MI - CA!.

     b) - São bem vindos todos os companheiros, que tendo sido ou não estudantes de Coimbra, sendo ou não sócios da Académica, satisfaçam o princípio anterior.

     c) - Os encontros dos Confrades, terão lugar pelo menos uma vez por mês na "À mesa com a Briosa", para análise, debate ou aprofundamento de temas que interessem a Coimbra e à Briosa . Serão desenvolvidas outras ações, em qualquer parte do país, onde existirem, gentes da Briosa, e  sempre que tal seja aconselhável e seja possível.

     d) - Haverá em princípio em cada jantar (ou almoço), um convidado, que se deve integrar nos valores e objetivos referidos em a). Poderão existir exceções. Falará dentro do quarto de hora académico superiormente estabelecido, seguindo-se uma troca de impressões, devidamente organizada e com um tempo estabelecido. O Coordenador ou Grão - Mestre da Confraria, nomeará um moderador e dirá das regras a observar. As intervenções deverão contribuir para o fortalecimento da família académica, do espírito de Coimbra, da valorização cultural e desportiva, e do encontro fraterno de gerações.

     e) - A Confraria funcionará dentro do regímen estabelecido para o funcionamento das mesmas, terá sede em local a designar e poderá reunir em qualquer ponto do país. De imediato funciona com uma Comissão Instaladora de (?) elementos, para além de um Coordenador, que deverão preparar os procedimentos organizacionais futuros. Será obrigatório em todos os encontros da Confraria que os Confrades enverguem os trajes que vierem a ser aprovados, sendo que nesta fase, terão que obedecer ao uso de forma bem visível, de um Babete da Confraria, ou mesmo antes envergando uma camisola da Briosa,

     f) - De cada encontro "À mesa com a Briosa", haverá um repasto com um preço compatível com o momento difícil que se atravessa. será recolhido de cada presente 1 euro, para uma Filantrópica a constituir, e que pagará o repasto dos que estão em situação difícil  (e o declarem ao Coordenador os Grão-Mestre). Servirá também para pagar o jantar do convidado. Em cada jantar será leiloado algo que alguém seja oferecido, e o seu valor será entregue à Filantrópica.

     e) - Der-se-ão desenvolver contatos com a Universidade, Associação Académica de Coimbra, AAC -OAF, Associações de Antigos Estudantes de Coimbra, Casas da Académica, Casas Regionais e outras entidades, com vista à organização de eventos em conjunto, desde que obedeçam aos princípios orientadores referidos em a).

     f) Todas as omissões, dificuldades e propostas de melhoramento e de funcionamento, deverão ser entregues neste fase ao Coordenador que para o efeito, proporá um primeiro Regulamento de funcionamento, a aprovar pelos Confrades Fundadores. Designará o local provisório da Sede e a data limite para inscrição de Confrades Fundadores, que deverão ser devidamente entronizados, dentro das limitações já referidas anteriormente. Cada Confrade pagará de entrada uma jóia de 20 euros e uma quota mensal de 2 euros, que deverá ser entregue de imediato á Sociedade Filantrópica., devendo o Confrade responsável pela Filantrópica, estar atento aos que poderão apresentar dificuldades financeiras e que necessitam do acionar do Fundo.

     g) - A entrada de um novo Confrade será no futuro proposta por 2 Confrades e pela maioria dos votos dos Confrades que se reúnem mensalmente na "À mesa com a Briosa"

Documento para começarem a emendar e a melhorar.

Proximamente, deveremos ter um almoço de trabalho. Barato e razoável. pode ser no PN, lá em baixo no Pátio dos Corvos (se não chover).

Com a devida descrição, e para além dos 6  fundadores de que falámos,existem mais 8 a lembrar  (Tito Costa Santos e amigo, Carlos Costa, Zé Veloso, o nosso Dr. Farmaceutico e cunhado, Camacho Vieira, Cerdeira, e que estou convencido que entram  mais ...