sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Jantar dos Confrades da Briosa - 10 Dezembro no Coimbra Taberna



Amigos, quem se quiser juntar ao nosso jantar de dia 10 de DEZEMBRO na Coimbra Taberna em Lisboa, marque já na agenda e avise para o Blog 
ou FB.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010339936625&fref=ts
ou para o e-mail  confradesdabriosa@gmail.com
Todos são bem vindos, desde que se inscrevam. E é simples.
É só gostar de Coimbra, das suas gentes, do seu património, das suas gentes da sua Academia e muito da nossa Briooosa!

Homenagem ao Hoquei em Patins da AAC

AAC Seniores Femininos

Estreia da Secção de Patinagem da AAC nas Competições Europeias

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Confrades no Coimbra Taberna

Esta Tarde os Confrades reuniram no Coimbra Taberna na Calçada de S. Francisco onde  ensaiaram umas belas Pataniscas de Bacalhau. De alguns assuntos tratados, marcou-se para o dia 10 de Dezembro o 1º jantar da Tertulia de Lisboa.


Marques Inacio, Alvaro Santos,Daniel Sanches, João Castilho e Joaquim Couto

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ALMA DE COIMBRA - Dia 11 Nov 2015 no Casino Lisboa


Partes do Assento da 3ª Reunião de Trabalho (almoço) de fundadores da

CONFRARIA À MESA COM A BRIOSA, 
realizada no restaurante Palmeiras (sô Zé), em Olivais Velho.

A 9 de Novembro, em almoço de trabalho, Álvaro Santos, Joaquim Couto e Marques Inácio, analisaram o trabalho já realizado e prepararam as acções futuras da Confraria. Assim do trabalho realizado, ficaram vistos os seguintes assuntos:



- O Blog e Facebook da Confraria. O Álvaro Santos explicou pormenores de funcionamento. Pediu ajuda ao MMI e a Joaquim para colaborarem colocando material. Há cento e tal amigos no Fb.

- Analisou-se melhor o logotipo, babetes e outras eventuais vestimentas.

- Verificaram-se, leram-se, corrigiram-se, acrescentaram-se linhas ao documento, escrito na sequência da 1ª Reunião de Trabalho, no dia 29 de Setembro, no Bota Feijão.

- Analisou-se em pormenor o símbolo da Confraria, apresentado na 2ª Reunião de Trabalho, realizada no dia 6 de Novembro passado, na Bobadela, no Sôr António do Peixe.

- Estabeleceu-se que se realizaria o PRIMEIRO jantar da Confraria no dia 10 de DEZEMBRO (quinta-feira), pelas 20.00, em princípio no restaurante Clube Operário (Campo Pequeno) ou no Coimbra Taberna, tendo um convidado.

Tendo em atenção a sala em questão, não devemos ter menos de 50 Confrades fundadores e amigos e não mais de 70. Vamos estudar a hipótese da Coimbra Taberna e do restaurante Palmeira. Estudamos
entretanto outras hipóteses.- Vamos fazer um esforço para termos cerca de 10 a 12 FUNDADORES
(escolhidos criteriosamente). Estamos 5 (Joaquim, Alvarito, Zé Fernandes,João Castilho). Necessitamos talvez outro tanto.

- Sem prejuízo de outros (as), ao almoço, avançamos com o nome de 38 pessoas e foram debatidos temas que interessam a Coimbra, aos seus valores, e à nossa Briosa. Serão desenvolvidas outras acções, em qualquer parte do país, onde existirem gentes da Briosa, e sempre que tal seja aconselhável e possível.

4) – Em cada jantar tematico, haverá um convidado figura de referência nas hostes académicas, do saber e dos sabores. Falará dentro dos vinte minutos estabelecidos, seguindo-se uma troca de impressões entre os presentes. O Confrade-Mor (Dux), designará um Confrade moderador e dirá sob as regras a observar. As intervenções deverão contribuir para o fortalecimento da família académica, do espírito académico de Coimbra, da valorização cultural e desportiva, e do encontro fraterno dos amantes da Briosa.

5) – A Confraria terá Sede em local a designar e poderá reunir em qualquer ponto do país. De imediato funciona com uma Comissão Instaladora de quatro elementos. Será obrigatório que em todos os Encontros da Confraria, os seus membros, enverguem os trajes aprovados, sendo que nesta fase terão de usar um “babete” da Confraria. De todos os eventos será elaborado um Assento, da
responsabilidade do Confrade Secretário/Tesoureiro.


6) – Em cada Encontro de “À mesa com a Briosa”, de Confrades e seus amigos, haverá um repasto a um preço e qualidade compatíveis, e será recolhido 1 euro a cada presente, para uma Filantrópica a
constituir, e que servirá também para custear os jantares dos convidados. Em cada jantar será leiloado algo, oferecido por amigos, e que se relacione com Coimbra e a Briosa. O seu valor será entregue à Filantrópica.

7) – Dever-se-ão desenvolver contactos com a Universidade, Associação Académica de Coimbra, AAC – OAF, associações de Antigos Estudantes de Coimbra, Casas da Académica e outras entidades, com vista à organização de eventos em conjunto, desde que obedeçam aos princípios orientadores referidos em 1.

8) – Os pedidos de inscrição para membros da Confraria “À mesa com a Briosa”, terão que ser subscritos por um Confrade e aprovados pela Direção, sendo a entronização deste novo membro, feita no jantar seguinte. Cada novo Confrade contribuirá com um valor mínimo de 10 euros, para suporte de despesas de instalação e funcionamento da Confraria

9) – Todos os jantares deverão acabar com a nossa Canção e Música de Coimbra.


Neste Dia 1976 - Vitor Campos

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Associação Academica de Coimbra : 128 Anos de História

A 3 de Novembro de 1887 eram elaborados os estatutos da Associação  Académica de Coimbra, tornando-se o estudante de Direito António Luís  Gomes (futuro Reitor da Universidade de Coimbra) o seu primeiro presidente.
Desde 3 de Novembro de 1887 a  AAC foi sempre interventiva no quotidiano de Coimbra e até do país.  Quando foi preciso "bater o pé" Coimbra esteve presente: em 1907 com Carlos Olavo, Bissaya Barreto, Pinto Quartin e outros.
Em  1920, o primeiro piso do colégio de S. Paulo na velha Rua Larga não era  cedido aos estudantes como prometido, estes tomaram-no de assalto numa  verdadeira "Tomada da Bastilha" em 1920.
Em 1945, Salgado Zenha assumiu  posição e não foi "Maria vai com as outras" ao recusar ir a Lisboa  agradecer ao Professor Oliveira Salazar o facto e Portugal não ter  participado na guerra.

No final de 1956 o Ministério da Educação tento  decreto 40900 para retirar a autonomia às Associações de Estudantes, Coimbra manifesta-se e o decreto é "congelado".
Em 1962, ainda nos  "grilos", os estudantes barricam-se na Associação Académica de Coimbra e  fazem uma crise académica (que já vinha do 40900, 1962 foi só uma  consequência do avolumar da contestação). Em 1969, chegam a Coimbra os  ventos do Maio de 68 e Coimbra será o foco da maior contestação estudantil.
Nas décadas de 1990 e seguintes é a luta contra as propinas  (eu próprio, chegado a Coimbra em 1997, andei a gritar "não pagamos!"),  até aos dias de hoje.
 mais coisas.
Uma  coisa posso eu dizer, a Académica sente-se e vive-se e só quem passa  pela Académica sabe o que é ser da Académica!
 Parabéns AAC, que venham  mais 128 anos!éférreá!
Uma saudação especial aos meus amigos que foram  ou ainda são Presidentes da
DG/AAC aqui no facebook:
Jorge Ponce de  Leão, Maló de Abreu, Luís Pais de Sousa, Ricardo Roque, Ana Paula  Barros, Benjamim Lousada, José Viegas, Emídio Guerreiro, Fernando  Guerra, Victor Hugo Salgado, Fernando Gonçalves, André Oliveira, Jorge Serrote, Miguel Portugal, Eduardo Melo, Ricardo Morgado, Bruno Matias.

De: Rui Lopes

Mais uma Sessão de Trabalho no Restaurante Palmeira

Almoço hoje na Esplanada do Restaurante A Palmeira  no adro dos Olivais Velho para tratar de mais uns pormenores sobre a Confraria Academica. 
Hoje a ementa foi de Coelho Frito e Bifinhos na Brasa.
Deu para animar... e preparar o 1ºGrande Evento.
 Marques Inacio e Joaquim Couto o Confrade-Mor
 Alvaro Santos a olhar para o boneco ou para a boneca
Os 3 em ambiente de trabalho

domingo, 8 de novembro de 2015

Faz hoje 3 Anos - Academica vence o Atletico de Madrid

Isto é a AAC:
Faz hoje 3 anos!
Associação Académica de Coimbra / OAF com Juan Carlos Ríos
A 8 de Novembro de 2012, a Académica venceu o Atl. Madrid por 2-0 em jogo que contou para a Liga Europa. Faz hoje 3 anos que a equipa que está na fotografia quebrou o recorde europeu dos madrilenos numa partida gravada em páginas de ouro na História da Briosa.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Confrades no Estoril, assistindo ao Estoril-Academica 1-1

Com alguma fé lá fomos ate ao Coimbra da Mota na Amoreira assistir ao Estoril-Academica.
Jogo cauteloso de parte a parte....o que não podia dar mais do que um empate. 
Pouca assistência, pois o jogo foi transmitido pela TV e era numa sexta feira à noite. 
Alguma desilusão com alguns atletas da Academica.
Confraternização com antigo internacional e jogador da Academica - Dimas -  que esteve connosco à conversa.
À mesa tambem estivemos e ao balcão tambem. No inicio, no intervalo e mesmo no fim do jogo, fomos servidos no bar dos Camarotes do Estadio...e por fim acabamos nos Sete Mares  em Sete Rios.

  Joaquim Couto,João Castilho e Alvaro Santos

Do outro lado da bancada  lá estavam outros confradistas
Carlos Carranca,Carlos Costa, J.Costa e Pedro Sá Frias.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

E os Confrades foram trabalhar à Hora do Almoço no Antonio do Peixe na BOBADELA

E hoje foi aqui no Restaurante " o Antonio" ... que fomos ao peixe.


 À entrada no António com os seus momentos de espera. Não se fez marcação e sujeitámo-nos a esperar o tempo necessário para comer uns salmonetes grelhados.
 Marques Inacio e Joaquim Couto
 Foi apresentado pelo Jose Fernandes o Logo  que vai "arrancar " já com os Confrades da Briosa.
Alvaro Santos e Jose Fernandes

E cá estão os 4 da vida airada..... As coisas estão  a andar e os Confrades cheios de entusiasmo.

E cá temos os Confrades


domingo, 1 de novembro de 2015

Basket Feminino no inicio anos 60.

Já nessa altura a Academica era Campeã Nacional.
A fotografia é por volta de 1960, o treinador é o Mega e reconheço a Adelaide Novais, Guiomar, Lurdes Matos, ... Bié, Isabel Cabral, Luisa Novais...o miudo é o Gregório Freixo.

De...Pinto Coelho