Partes do Assento da 3ª Reunião de Trabalho (almoço) de fundadores da
CONFRARIA À MESA COM A BRIOSA,
realizada no restaurante Palmeiras (sô Zé), em Olivais Velho.
A 9 de Novembro, em almoço de trabalho, Álvaro Santos, Joaquim Couto e Marques Inácio, analisaram o trabalho já realizado e prepararam as acções futuras da Confraria. Assim do trabalho realizado, ficaram vistos os seguintes assuntos:
- O Blog e Facebook da Confraria. O Álvaro Santos explicou pormenores de funcionamento. Pediu ajuda ao MMI e a Joaquim para colaborarem colocando material. Há cento e tal amigos no Fb.
- Analisou-se melhor o logotipo, babetes e outras eventuais vestimentas.
- Verificaram-se, leram-se, corrigiram-se, acrescentaram-se linhas ao documento, escrito na sequência da 1ª Reunião de Trabalho, no dia 29 de Setembro, no Bota Feijão.
- Analisou-se em pormenor o símbolo da Confraria, apresentado na 2ª Reunião de Trabalho, realizada no dia 6 de Novembro passado, na Bobadela, no Sôr António do Peixe.
- Estabeleceu-se que se realizaria o PRIMEIRO jantar da Confraria no dia 10 de DEZEMBRO (quinta-feira), pelas 20.00, em princípio no restaurante Clube Operário (Campo Pequeno) ou no Coimbra Taberna, tendo um convidado.
Tendo em atenção a sala em questão, não devemos ter menos de 50 Confrades fundadores e amigos e não mais de 70. Vamos estudar a hipótese da Coimbra Taberna e do restaurante Palmeira. Estudamos
entretanto outras hipóteses.- Vamos fazer um esforço para termos cerca de 10 a 12 FUNDADORES
(escolhidos criteriosamente). Estamos 5 (Joaquim, Alvarito, Zé Fernandes,João Castilho). Necessitamos talvez outro tanto.
- Sem prejuízo de outros (as), ao almoço, avançamos com o nome de 38 pessoas e foram debatidos temas que interessam a Coimbra, aos seus valores, e à nossa Briosa. Serão desenvolvidas outras acções, em qualquer parte do país, onde existirem gentes da Briosa, e sempre que tal seja aconselhável e possível.
4) – Em cada jantar tematico, haverá um convidado figura de referência nas hostes académicas, do saber e dos sabores. Falará dentro dos vinte minutos estabelecidos, seguindo-se uma troca de impressões entre os presentes. O Confrade-Mor (Dux), designará um Confrade moderador e dirá sob as regras a observar. As intervenções deverão contribuir para o fortalecimento da família académica, do espírito académico de Coimbra, da valorização cultural e desportiva, e do encontro fraterno dos amantes da Briosa.
5) – A Confraria terá Sede em local a designar e poderá reunir em qualquer ponto do país. De imediato funciona com uma Comissão Instaladora de quatro elementos. Será obrigatório que em todos os Encontros da Confraria, os seus membros, enverguem os trajes aprovados, sendo que nesta fase terão de usar um “babete” da Confraria. De todos os eventos será elaborado um Assento, da
responsabilidade do Confrade Secretário/Tesoureiro.
6) – Em cada Encontro de “À mesa com a Briosa”, de Confrades e seus amigos, haverá um repasto a um preço e qualidade compatíveis, e será recolhido 1 euro a cada presente, para uma Filantrópica a
constituir, e que servirá também para custear os jantares dos convidados. Em cada jantar será leiloado algo, oferecido por amigos, e que se relacione com Coimbra e a Briosa. O seu valor será entregue à Filantrópica.
7) – Dever-se-ão desenvolver contactos com a Universidade, Associação Académica de Coimbra, AAC – OAF, associações de Antigos Estudantes de Coimbra, Casas da Académica e outras entidades, com vista à organização de eventos em conjunto, desde que obedeçam aos princípios orientadores referidos em 1.
8) – Os pedidos de inscrição para membros da Confraria “À mesa com a Briosa”, terão que ser subscritos por um Confrade e aprovados pela Direção, sendo a entronização deste novo membro, feita no jantar seguinte. Cada novo Confrade contribuirá com um valor mínimo de 10 euros, para suporte de despesas de instalação e funcionamento da Confraria
9) – Todos os jantares deverão acabar com a nossa Canção e Música de Coimbra.